segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Sobre a classe média, com Marilena Chaui



" A sociedade brasileira, no seu conjunto, é uma sociedade autoritária... ela é vertical, portanto, hierarquizada, oligárquica... ela transforma todas as diferenças em desigualdades, naturaliza as desigualdades. Ela opera com a discriminação e o preconceito de classe, preconceito religioso; a discriminação e o preconceito de sexo; a discriminação e o preconceito profissional, e a discriminação e o preconceito social". Isso, para Marilena, é uma grande violência. Grande parte da sociedade só reconhece a violência com atos envolvendo a criminalidade. Mas, e aí?! E as palavras que ferem, as ofensas? Não machucam, oras!
Ainda há muito o que aprender. O altruísmo é algo fenomenal, tão pouco praticado. Se colocar no lugar do outro! O OUTRO!

Também somo o Estado! A parte menos empoderada, mas também somos parte do Estado. Que não esqueçamos do que Foucault nos ensinou: o poder não se tem, se exerce! Nós, sociedade, classe média (Sou classe média? Ou devo estar ainda lá pela B, C? E agora, quem poderá me defender?!), oprimimos, sim! Somos opressores. Desse modo, opressão é um aparelho do Estado, exercido pelos seus diversos níveis de empoderamento!  Pensemos nisto!


Pensar incomoda como andar à chuva
quando o vento cresce e parece que chove mais.

(Eu nunca guardei rebanhos - Alberto Caeiro, heterônimo de Fernando Pessoa).

Nenhum comentário: