terça-feira, 5 de julho de 2011

Mais uma etapa!

Hoje foi a última aula do primeiro semestre letivo do mestrado em Geografia na UFG Catalão. E eu que costumo ter boa memória (às vezes), revivi hoje aquela primeira impressão de tudo, desde a noite de 11 de março desse ano, quando eu, minha mãe e meu irmão estávamos na rodoviária de Caetité à espera do meu ônibus. Tive medo de chorar na frente da minha mãe e ela se sentir triste ao me ver partir pra essa nova jornada. Mas, seu olhar foi sereno, ela sabe que nos criou para o mundo, mas nossas raízes são tão profundas que nenhum espaço-tempo nos separa, oxida, compromete. Não há o que temer, eu estava começando a seguir um caminho novo, um caminho que tinha que ser meu!
Depois de tantas horas naquele ônibus, de dormir, acordar, ouvir música, olhar a paisagem do cerrado, os latifúndios, os eucaliptos ( a Agrária me persegue!), eis que chego em Uberlândia e vejo a carinha amiga de sempre de Ana M. já na tarde do dia 12/03. No dia seguinte fomos comemorar seu aniversário, depois de um bom tempo, pudemos passar juntas essa data! Comemos horrores no almoço e ela até ganhou a sobremesa ( e o garçom quebrou a garrafa da cerveja!), depois fomos ao "shoppis", na vã tentativa de entender como esse "templo" causa tanto furor aos cartões de crédito dos desavisados... Enfim, a hora passava e eu nem lembrava que tinha que seguir viagem pra Catalão.
O susto veio quando olhei no relógio e eu tinha exatamente meia hora pra voltar ao prédio de Marlinha, pegar minha mala e ir pra rodoviária! Chegamos 5 minutos antes e não pude embarcar, não tinha mais vaga... Esperamos sentadas no saguão, Marlinha com o maior sono, encostou a cabeça na minha mala e quase dormiu! Enfim, às 18:00 consegui seguir pra Catalão e, para a felicidade geral da nação, não tinha energia em metade de cidade, a rodoviária às escuras, os táxis sumiram, as pessoas me olhavam e eu fazia cara de menos sociável do que normalmente sou! Fim dessa fase, não foi game over, cheguei em casa, tive que tomar banho gelado e dormir à luz de velas! Nada mal pra um primeiro encontro com minha nova irmã Rira! rs!
Segunda, dia 14/03, aproximadamente às 08:00 tivemos reunião com os novos mestrandos e a coordenação, tiramos algumas dúvidas e ganhamos muitas outras. À tarde tivemos aula de Teoria e Método, as melhores aulas do mestrado, as maiores reflexões, do espanhol arraigado de Josefina a Boaventura de Sousa Santos... E a tentativa da contra-hegemonia, tanto aprendizado e isso é só o começo!
Fiz todas as disciplinas desse primeiro semestre e isso é uma loucura, não sobra muito tempo pra muita coisa. Mas, são as escolhas que já trazem os ônus... Os bônus, esses são os melhores possíveis!
Depois de quase 3 meses a gente sente a mudança, as novas perspectivas, a emancipação! Não há como ser a pessoa de antes, "quando a gente muda o mundo muda com a gente e a gente muda o mundo na mudança da mente", verdade, grande Gabriel, o pensador!

As mudanças são necessárias! E elas pulsam em mim!



Se não puderes ser um pinheiro, no topo de uma colina,
Sê um arbusto no vale mas sê
O melhor arbusto à margem do regato.
Sê um ramo, se não puderes ser uma árvore.
Se não puderes ser um ramo, sê um pouco de relva
E dá alegria a algum caminho.
Se não puderes ser uma estrada,
Sê apenas uma senda,
Se não puderes ser o Sol, sê uma estrela.
Não é pelo tamanho que terás êxito ou fracasso...
Mas sê o melhor no que quer que sejas.

Pablo Neruda

Nenhum comentário: