terça-feira, 12 de julho de 2011

Discurso não positivista....

Descartes, Discurso do método...

Apesar do Materialismo Histórico Dialético pulsar em mim, não há como discordar de Descartes ao ler: "as maiores almas são capazes dos maiores vícios, assim como das maiores virtudes". Enfim, "enquanto os pensamentos estão em ebulição a vida continua"!

Apesar dos métodos e dos homens, a ciência tem como papel central desvelar as contradições que o atual modo de produção impõe a todo custo. Nós, pesquisadores, temos nosso papel! Quantas pessoas são feitas de massa de manobra pra custear um bolsista num Programa de Pós-Graduação (mestrado e doutorado)? O que a gente vai devolver pra sociedade quando terminarmos nossas dissertações e teses? O que a gente vai fazer pra mudar essa inércia do mundo? Não posso pensar em vencidos e vencedores, a luta seria vã! Minha pesquisa não é "mais do mesmo", os conflitos estão aí, latentes! Não quero um título de mestre se ele não for merecido, não quero ganhar esse título às custas da miséria alheia, isso seria pobreza de alma...

Devolver à sociedade tudo o que me foi proporcionado! Eis a forma justa de emancipação através da educação! Contra a monocultura do saber, contra o conhecimento regulação!

Perder la ternura jamás!
Perder o encantamento pelo mundo, perder os sonhos, eis um dos mais desumanos acontecimentos!

Nenhum comentário: