segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

O circo


Depois de tantos anos lá estava eu, tia Elenice e tia Solange na platéia de um circo (sei lá se pode se chamar de circo também!). Enfim, eu estava esperando aquela mesma magia da infância lá em Brumado, aqueles palhaços fazendo palhaçadas (aqui não há redundância), usando aqueles sapatos coloridos e enormes, o nariz, o famoso nariz de palhaço, hoje tão usado por nós brasileiros!

O circo de hoje, pelo menos esses que rodam por cidades do interior, principalmente no Nordeste, não é mais aquele. O que vi da magia verdadeira do circo foi pouca coisa: alguns equilibristas, trapezistas... O que mais me impressionou foi o nível dos diálogos dos "palhaços", um grande apelo sexual, caricaturas de homossexuais ( o que é sinônimo de preconceito), umas garotas quase sem roupa rebolando e dublando aquelas músicas qualquer nota, aquelas cuja qualidade é tão boa que as cantoras têm que cantar quase nuas e rebolando 'até o chão' ( e que isso não seja encarado como preconceito musical!).

A magia do circo foi corrompida pela mídia, pelos modismos atuais! Ou será que a magia do circo foi corrompida por nós? Sim, já que nós é que ouvimos essas músicas em alto e bom som com nossos carros (quem mora em cidade pequena sabe disso). Nós é que compramos esses modismos!

Eu vou continuar com aquela imagem da infância, os palhaços de nariz vermelho, macacão colorido, ar de ingenuidade, sapato grande e respeito à magia do circo!




Nenhum comentário: